Proteção perimetral em condomínios… Quais as opções?

Geralmente quando estamos andando pela rua e vemos um condomínio com cerca elétrica protegendo o muro, sentimos uma irresistível vontade de saber se esta cerca dá choque mesmo, ou se alguém tentar pula-la vai soar um alarme igual àqueles de filme do cinema. 

Existem algumas formas diferentes de realizar o que chamamos de proteção perimetral de um condomínio, mas a pergunta que fica sempre é: estamos de fato protegidos contra invasões? Nossa proteção perimetral funciona mesmo?

Como funciona uma Proteção Perimetral?

cercaeletrica3

As duas formas mais conhecidas de montar uma proteção perimetral são a cerca elétrica e as proteções de barreiras infravermelho. As duas formas são muito utilizadas e eficazes nos objetivos que pretendem atingir, mas alguns pontos devem ser considerados quando for instalar esse tipo de proteção.

As cercas elétricas, por exemplo, alteram a faixada do condomínio, umas mais agressivamente do que outras. Esta alteração é uma forma de proteção passiva na qual o possível intruso se afasta somente por ver a presença da cerca. Diferentemente, a proteção por barreira de infravermelho não inibe a ação do intruso somente por sua presença. Ela se torna necessária no alarme do perímetro nos pontos em que a cerca elétrica não possa ser adotada, seja por gosto do cliente, pois deixa a visão poluída ou por questões de segurança, já que a cerca, em muitas vezes, não pode ser colocada por não estar de acordo com a legislação municipal que a regularize.

sensorNo caso de Campinas, no interior de São Paulo, o município criou uma lei para regulamentar a instalação de cercas elétricas, já que este equipamento pode gerar risco à vida de pessoas. A lei nº 11.674 de 02 de outubro de 2003 trata sobre a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção perimetral em Campinas e ela aborda questões como a altura mínima da cerca elétrica, modo de operação da cerca, fixação de placas de advertência e regulamentação por engenheiro responsável.

Depois da correta instalação da segurança perimetral, é comum, para não gerar estresse e pânico aos moradores com o soar de uma sirene, de que seja contratada uma empresa especializada em monitoramento de alarme. Diferentemente de um funcionário do condomínio, eles serão responsáveis por tomar a devida atitude no menor tempo possível caso ocorra algum evento de intrusão no condomínio.

O meu condomínio está com o perímetro protegido?

É importante que o Síndico crie uma rotina para avaliar se a sua proteção perimetral está funcionando corretamente.

Caso possua uma empresa de monitoramento, é possível pedir ao responsável que vá ao condomínio realizar testes de disparo do alarme ou então, caso seja um sistema com barreira de infravermelho, informá-los que você irá fazer um teste para averiguar o funcionamento do sistema.

No caso de ser barreira por cerca eletrificada, não é recomendável realizar qualquer teste caseiro de disparo do alarme, sendo necessário chamar alguém especializado. O que é importante é ter sua cerca elétrica regulamentada com alertas visuais e possuir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinado por um engenheiro responsável.

Pensando em auxiliar os síndicos nesta situação, a Mais Alerta desenvolveu uma metodologia de análise do funcionamento de proteções perimetrais e monitoramento de alarme, onde verificamos os requisitos necessários para o correto funcionamento dos equipamentos e configuração da central de alarme. Para condomínios de pequeno e médio porte, nós fazemos esta análise gratuitamente.

botão at gratis 2

Quer saber mais sobre a situação do seu condomínio?

Durante a implantação da solução de portaria Mais Alerta, nós realizamos o diagnóstico completo de segurança, o que garante a vocês, síndico e moradores, conhecer os problemas e planejar soluções relacionados à segurança do condomínio, incluindo o sistema de proteção e monitoramento perimetral.

Saiba mais no site e entre em contato conosco para sanar dúvidas ou marcar uma visita.

Proteção perimetral em condomínios… Quais as opções?

3 thoughts on “Proteção perimetral em condomínios… Quais as opções?

    • 18/08/2016 at 20:11
      Permalink

      Olá Enrique. Agradecemos o comentário e sinta-se a vontade para nos dar feed-back´s a respeito do que podemos melhorar no site e informações. Abraços.

      Reply
  • 01/08/2017 at 20:04
    Permalink

    Boa tarde, não esta funcionando a avaliação tecnica gratuita.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *