A energia do condomínio acabou… E agora?

Uma pergunta que frequentemente escutamos quando discutimos sobre sistemas de Portaria Virtual é o que acontece se a energia do condomínio acabar. Elaborar um bom sistema de contingência elétrica é essencial para este tipo de solução, levando em consideração as características eletrônicas de cada equipamento e o período desejado de contingência. O projeto deve considerar o funcionamento dos portões, sistema de vídeo monitoramento, monitoramento perimetral e comunicação (interfonia), assegurando a segurança do condomínio e acesso dos moradores e visitantes.

Tendo em vista estas considerações, o seu condomínio está protegido e tudo funcionará corretamente se ocorrer uma queda de energia? E quando a energia elétrica voltar, todos os equipamentos voltarão a funcionar corretamente?

O sistema de contingência elétrica

energia-eletrica portaria virtualSistemas de contingência elétrica são compostos geralmente por uma combinação de Nobreaks e Baterias, que possibilitam manter os sistemas eletro-eletrônicos de segurança e controle de acesso ativos no caso de uma queda de alimentação da rede elétrica.

O Nobreak tem as funções de regular a energia elétrica que chega aos aparelhos e manter a distribuição de energia em casos de blecautes. Já as Baterias são utilizadas em conjunto com o Nobreak com o intuito de aumentar a autonomia energética do sistema. Alguns modelos de Nobreak possuem baterias internas, o que garante um pequeno intervalo de tempo de funcionamento da rede. É possível atingir um período maior por meio da conexão de bancos de baterias externos aos Nobreaks.

No desenho do projeto de sistemas de contingência, dois pontos são importantes: o período de autonomia desejado, que é verificado por meio do cálculo da potência elétrica consumida por cada aparelho, e o tipo de baterias a serem utilizadas, conforme o sistema que se deseja proteger.

De modo resumida, a bateria usada para manter o funcionamento dos portões não é a mesma indicada para manter as câmeras de monitoramento. Algumas baterias possuem características que miram partidas de motores elétricos, enquanto outras focam em carga contínua e condicionada de corrente e tensão. Portanto, aplicar a bateria incorreta pode acarretar no mal funcionamento dos sistemas, e até mesmo queima dos equipamentos em alguns casos.

O meu condomínio está garantido quanto a problemas de energia?

energia_lamp portaria virtualNesses casos, é importante se informar sobre o sistema de contingência que será implantado em seu condomínio, considerando a alimentação correta de cada equipamento e material aplicado, bem como uma rotina de manutenção das baterias, verificando se as mesmas encontram-se carregadas e prontas para serem utilizadas no caso da queda de energia. Importante também avaliar com os fornecedores o prazo de validade das baterias e se preparar para sua futura substituição (assim como ocorre com a bateria do seu carro, do seu notebook ou do seu celular).

Pensando em auxiliar os síndicos nesta situação, a Mais Alerta desenvolveu uma metodologia de análise dos equipamentos de segurança e energia do condomínio, onde verificamos o estado e modelo das baterias, as características dos itens aplicados e realizamos simulações de queda de energia, além de analisar os demais sistemas de segurança. Se o seu condomínio possui até 70 unidades (casas ou apartamentos) nós fazemos esta análise gratuitamente.

botão at gratis 2

Durante a implantação da solução de portaria Mais Alerta, nós realizamos o diagnóstico completo de segurança e planejamento a manutenção preventiva dos equipamentos do sistema elétrico (Nobreaks, baterias e instalação elétrica), garantindo a você, síndico, que o sistema está funcionando corretamente e suprirá a demanda em caso de quedas de energia.

Saiba mais sobre nossa solução no site e entre em contato conosco para sanar dúvidas ou marcar uma visita.

A energia do condomínio acabou… E agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *